,

Nova na família: Zenit 12p

23:15


Opa, e aí galera! Bom, quem me acompanha em outras redes sociais (twitter, instagram, etc...) provavelmente já sabe que eu comprei uma câmera nova, mas não uma camera DSLR e sim uma SLR, ou seja, ela é uma câmera analógica, por isso a abreviação não tem o D. Sim, uma câmera analógica, daquelas bem velhinhas e que não tem LCD e utiliza filmes de 35mm para fotografar, rebobinar, tem que levar para revelar e tudo mais.


Antes que me perguntem, eu, como apaixonado por fotografia, comecei a me interessar também por fotografia analógica e decidi que eu tinha que comprar uma e fazer esse experimento. Comprei essa Zenit 12xp alguns dias de eu viajar para o Espírito Santo e junto eu comprei dois filmes. Por falta de costume, por ser um completo leigo no assunto e por não ter entendido com muita clareza a parte de rebobinar do manual, o burro aqui acabou queimando o primeiro filme e rasgando o segundo, pois pensei que havia rebobinado e então abri a câmera.

A experiência de fotografar com filme é incerta, porém incrível. Como você tem uma quantidade limitada de fotos, você deve escolher bem os momentos em que vai fotografar, o que te ensina a tirar fotos mais precisas. Você também consegue treinar melhor sua focagem manual e além disso ainda aprimora seus conhecimentos sobre os "três pilares da fotografia", que são o ISO, a Abertura e a Velocidade, já que você não tem uma imagem em tempo real de como vai ficar sua foto, e então com o tempo você vai aprendendo a ajustar a exposição certinha pra sua câmera. É uma sensação muito agoniante e ao mesmo tempo muito boa, ter que esperar dias e dias para saber como ficaram suas fotos, perder algumas e ainda sim ficar super feliz quando pegar suas fotos. 


Enfim, a câmera é igualzinho uma DigitalSLR, tirando o controle do ISO, que vai de cada filme, a minha Zenit permite controlar a velocidade do obturador e a abertura, então como não tava acostumado, boa parte das fotos que não foram queimadas, ficaram superexpostas. O primeiro rolo não teve um resquício de fotografia, queimou por completo, já o segundo eu consegui salvar 11 fotos, mas escolhi as que mais gostei para postar aqui.

Bom, tirando a primeira foto, todas essas outras 6 ~contando essa logo acima~  foram tiradas com a Zenit 12px utilizando um Kodak Colorplus 200, que foi o filme que encontrei aqui. Nenhuma das fotos tem edição alguma e mesmo assim eu adorei essas. Das 11 fotos, essa do meu primo logo abaixo, que eu adorei mesmo estando queimada e superexposta na parte de baixo, junto com a foto que eu fiz da Thais Pedrada (que mora no ES, é dona do blog Morango Dela e que eu tive o grande prazer de conhecer e fotografar) acabaram se tornando as minhas fotos favoritas. Espero que gostem das fotos e sempre que eu tirar mais fotos com minha Zenit eu prometo trazer para vocês, abraço, Bruno.







Me acompanhe nas redes sociais:


Posts Relacionados

5 comentários

  1. Nossa as fotos ficaram muito boas.
    Estou pensando em comprar uma lente Holga para a minha SLR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Holgas eu não entendo nada, só vi algumas fotos.
      Eu estou mesmo é pensando em comprar um adaptador M42 pra poder usar a lente da Zenit em uma DSLR.

      Excluir
  2. Minha primeira analógica foi uma Zenit <3 E ela é minha favorita, por sinal. A lente é maravilhosa e eu tenho um apego emocional gigante por ela. A ultima foto está MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Sempre tive vontade de fotografar com câmeras analógicas. Por sinal suas fotos ficaram maravilhosas, parabéns !! Pode me dizer onde encontrar câmeras pra comprar, que sejam de confiança?

    ResponderExcluir
  4. bruno, essa câmera aparentemente não tem um foco tão poderoso, não é? me parece ser mais pra se tirar fotos de uma certa distância do que vai ser fotografado... é isso mesmo?

    ResponderExcluir

Translate

Seguidores